DA MISSÃO EVANGÉLICA À HISTÓRICA DESCRIÇÃO.

DA ABYSSÍNIA AO CONGO (ANGOLA):
ANZIKUS (JAGAS) - CANIBALISMO, RITUAIS SATÂNICOS, FEITIÇARIAS E GUERRAS TRIBAIS:


                Anzikus, também conhecidos como Yakas, Jagas, Yaccas, Imbangalas /M'bangalas, Bangalas. 

 

A Ethiopia Inferior, abaixo da linha do Equador, chamada de tórrida zona inabitável, alguns estimavam que era intolerável, e acreditavam que a cor negra dos seus habitantes era por causa do calor e sol excessivo, e  não encontravam explicação que os brancos que iam da Europa nunca se tornavam negros, nem seus filhos nascidos nesta Ethiopia são negros.
Essa miserável Ethiopia inferior, habitada por Anzikus (Jagas) oriundos da Ethiopia Ocidental a 8 1/2 graus, território denominado Mwene-Muji, fronteira com a tribo Melli ao norte da Serra Leoa. Aqueles que escaparam dos rebanhos de leões, alguns deles mantiveram a liberdade ao longo das margens do rio Bagamidir. Um povo de pessoas horríveis, monstruosas e desumanas, selvagens, canibais e adeptos de práticas de idolatria, mais cruéis do que os animais selvagens da floresta e cobras venenosas. Que está sempre pronto para contar mentiras, pois mentir entre eles é considerado grandeza. Um povo que está sempre pronto para os assaltos, entre aqueles, um, que não rouba nem mata, não é homenageado.


                                                                  Padre Dom Gonçalo da Silveira 

                                                                          

Dom Gonçalo da Silveira nasceu a 23 de Fevereiro de 1521, em Almeirim, perto de Lisboa, no seio de uma família nobre. Foi o décimo filho de Dom Luís da Silveira, primeiro Conde de Sortelha, e de Dona Beatriz Coutinho, filha de Dom Fernando Coutinho, Marechal do Reino de Portugal. 
Desde cedo mostrou espírito missionário, ingressando na Companhia de Jesus aos 22 anos de idade. Foram seus contemporâneos Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, e São Francisco Xavier, deixando marca no seu percurso religioso. 
Recebeu ordens na Companhia de Jesus a 1 de Novembro de 1544, em Coimbra, onde passou a maior parte dos seus estudos e trabalho como padre jesuíta. Na Universidade de Coimbra, conheceu Luís Vaz de Camões que foi enviado para Goa em 1552 e depois para Macau, entreposto comercial do Império Português, de onde regressou a Goa em 1559.  
Dom Gonçalo obteve o Doutoramento em Teologia na Universidade de Gandia (Companhia de Jesus em Espanha), a partir de Março de 1550. Reconhecido como excelente orador, Gonçalo da Silveira foi o primeiro Superior da Casa Professa de São Roque, em Lisboa.


                                                                  COLÉGIO DOS JESUÍTAS EM COIMBRA.


Em 1556 respondendo ao seu desejo de ser missionário,  Dom Gonçalo foi nomeado Provincial da Índia, partiu de Lisboa em 30 de Março de 1556 para assumir seu posto. Ele e os outros jesuítas que viajavam para a Índia se espalharam entre um grupo de quatro navios que se separaram durante a viagem ao redor do Cabo da Boa Esperança. Três navios chegaram a Moçambique no mesmo dia, enquanto o navio de Dom Gonçalo chegou no dia seguinte, 25 de Julho de 1556. 
Na sua missão de Evangelização em África, criou e alargou as missões jesuítas em Gamba (no Gabão), Tongue, passou por Angola, seguindo para Inhambane e  Monomotapa onde foi bem acolhido, com ofertas e privilégios que ele recusa. Os navios ficaram 18 dias em Moçambique.

Os navios partiram então de Moçambique e chegaram a Goa a 6 de Setembro de 1556. O trabalho de Dom Gonçalo como Provincial da Índia envolveu-o imediatamente em Goa entre os seus compatriotas. “Os portugueses na Índia cresceram em sua maior parte e Dom Gonçalo também trabalhou para melhorar a situação dos índios convertidos ao cristianismo em Goa”. Na época havia cerca de 100 jesuítas no Oriente, dos quais 60 em Goa. Outro jesuíta, André Gualdamez, escreveu que durante a escala Dom Gonçalo foi debater com os muçulmanos, “que reconheceram que não lhe podiam responder” (Carta do padre Jesuíta Andrés Gualdámez, 1517-1562. (p. 391).

O seu desinteresse e desprendimento face aos bens materiais, rapidamente conquistaram o chefe de Monomotapa. Mais tarde, no entanto, por pressão de comerciantes muçulmanos de escravos – receosos da influência do Padre Gonçalo – o chefe dá ordem para o matar o Padre Dom Gonçalo da Silveira. Morre aos 40 anos de idade, depois de uma vida dedicada à busca do magis, que aprendera nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio. 

Luís Vaz de Camões no livro Lusíades,  sobre o Estado de Monomotapa em que Padre Gonçalo da Silveira foi martirizado, escreveu:

“O vasto reino de Benomotapa vê aparecer
 Para onde vão os selvagens negros todos nus.
Gonçalo morte e insulto odioso aqui
Para a glória de sua Santa Fé deve saber .” 

                            

 O Padre Dom Gonçalo da Silveira exercia o seu sacerdócio em conformidade ao magis (um termo em latim que significa o mais, o maior, o melhor). Essa palavra, muito utilizada por Santo Inácio de Loyola, quer dizer que "sempre podemos nos doar mais em relação àquilo que já fazemos ou vivemos". O jovem Inácio de Loyola é impulsionado pelo magis a elaborar o seu projecto de vida para servir aos outros, colaborando com o Reino de Deus.
Dom Gonçalo da Silveira viria a ser o primeiro mártir em terras dessa Miserável Ethiopia Inferior, abaixo da linha do Equador.

                               Martyr Dom da Silveira, livro do Padre Jesuíta  Cornelius Hazart. 

Cornelius Hazart nasceu a  28 de Outubro de 1617 em Oudenaarde - Bélgica, faleceu a 25 de Outubro de 1690 em Antuérpia, também conhecido como Cornelius Hasart ou Cornelius Hasaert, foi um Padre Jesuíta, orador e historiador polémico. Ele se opôs ao protestantismo durante toda a sua vida. Além do sacerdócio, Cornelius Hazart dedicou quase toda a sua vida à luta contra os calvinistas nos Países Baixos. Sua publicação "Epistola ad Langgravium Hassiæ-Rheinfeldtium" mostra que ele também era activo na Alemanha. Na igreja jesuíta em Antuérpia, ele deu uma série de sermões sobre questões controversas. Ele proferiu alguns desses sermões na Grote Markt, onde os calvinistas também estavam presentes. 





Nas fronteiras do reino de Melli (localizado nessa Ethiopia Ocidental a 8 1/2 graus) um lugar ao norte da Serra Leoa, uma tribo Anziku sob o comando de um monstro bárbaro e cruel chamado Zimbo, tão assustador quanto terrível, eram indígenas nómadas, de costumes bárbaros, violentos e desumanos, repugnante para a natureza humana. O chefe tribal Zimbo era altivo e orgulhoso, ambicioso pela glória e ansioso por imortalizar seu nome, para que a posteridade o admirasse e o exemplificasse. 
Para atingir seu objectivo perverso, ele aconselhou-se com os da sua tribo, os Muzimbos, e eles decidiram deixar sua própria pátria e sair para matar, saquear e não poupar nenhum ser vivo, nem mesmo um animal irracional. Eles viajaram para o leste da Etiópia, seguindo o curso  rio Bagamidir localizado no interior da Etiópia, e do Nilo até chegarem à terra dos Mumba, tribo igualmente bárbara, sob as ordens do cruel chefe chamado Quizurra, era tão bárbaro e desumano que, para mostrar a sua crueldade e barbárie, Quizurra ordenou que os seus vassalos pavimentassem as suas casas com mortos que eles haviam massacrado em guerra como na paz, usando os mortos como pedras também a área da Praça. Eles  também enterravam na barriga pedaços de carne desses mortos, e ornamentavam as paredes do “palácio” de Quizzura, com os  mortos. 
Zimbo juntou-se à tribo do Quizurra para formar um exército que alcançou 15 mil homens. Aqueles que não o obedecessem, para se salvarem a si mesmos, obedeceram à sua barbárie determinada, que não atrasou as palavras e acções, e assassinou os relutantes.
Zimbo acompanhado por uma das suas concubinas, Tembo-Andumba, e com os 15 mil homens comandados pelo bárbaro Quizzura, pegaram em armas e desceram a montanha para a planície abaixo, apenas levando consigo a sua barbárie e crueldade para outros imitarem, tanto na crueldade quanto na barbárie. Percorrendo várias localidades no litoral oriental inundando os países por onde passavam com um mar de sangue, orgulhosos e vitoriosos, continuaram até à Ilha de Mombasa, na costa do Quénia, onde obteve uma vitória, após os massacres e destruição, continuam seguindo o curso do rio Zambeze colocando tudo a fogo e à espada, não pararam de fazer até chegar ao Oceano Oriental. Em Moçambique atacam a Fortaleza portuguesa de Tete, onde o bárbaro Quizurra foi miseravelmente morto, junto com muitos da sua tribo. O General português mandou cortar a cabeça do bárbaro Quizurra e colocá-la como troféu no topo de uma lança, como sinal da vitória.  
Mas não faltaram outros que pudessem seguir alguém como Quizzura, tanto em relação à crueldade quanto à barbárie, e nada menos é substituído pelo Zimbo, eles  seguem para a sangrenta e destrutiva guerra, matando e destruindo seres de sua própria espécie. Para vingar a morte do Quizurra, atacam a Fortaleza portuguesa em Tete, mataram o General português que mandou cortar a cabeça do bárbaro Quizurra, e como um sinal da sua crueldade, esquartejaram os portugueses, e no canibalismo cada um da tribo tomou o seu pedaço, fizeram o mesmo com o Frade Capelão Dominicano Nicolau do Rosário, o Anziku Zimbo pegou o cálice do sacerdote, na mão esquerda e uma assagai na direita, e levanta o cálice e a assagai (lança comum dos Jagas)
Após vários dias de batalha, a frota portuguesa aparecesse no rio Zambeze e derrota o bárbaro Zimbo, eles fogem e chegaram à vista da ilha de Quiola na Tanzânia,  habitada por mouros, e graças a um traidor eles entraram na ilha e mataram mais de três mil pessoas, fazendo escravos do resto. Carregados de despojos, eles retornaram ao continente e dividiram o saque com banquete e felicidade nas suas habituais cerimónias de sacrifício que invocavam Belzebu no Inferno, a seu favor. Depois disso, eles cortaram a cabeça do traidor para mostrar que, embora a traição o tenho ajudado, não é bom ter traidores. 
Orgulhosos e vitoriosos, eles continuaram a sua jornada até à Ilha de Mombace (Mombaça) onde não encontraram uma maneira tão fácil de entrar como em Quiola, para a passagem do bárbaro Zimbo. Com os obstáculos eliminados, ele entrou na ilha e destruiu-a, sem dar espaço a ninguém para se defender. Mais orgulhosos do que nunca após essa vitória, eles seguiram para a ilha de Melinde. 
O rei árabe estava decididamente com medo, mas cingiu-se para a batalha e instigou seus vassalos a lutar. Considerando a barbárie e a crueldade usadas contra os lugares mencionados acima, o que os habitantes de Melinde não fariam com com eles. Em Melinde eles não encontraram um traidor para o seu objectivo, mas encontraram defensores prontos para proteger a cidade até o último suspiro.  
Zimbo instigou a sua tribo a lutar, derrotado pelos Mosegunij ou Segeju habitantes atrás da ilha de Melinde que se juntaram ao rei árabe lutando com tanto espírito e força que, onde os outros haviam perecido, eles venceram e vingaram-se contra a barbárie do Zimbo que privado das suas forças, permanecer alí por mais tempo era arriscar a própria vida e a dos outros, que não poderiam retornar à sua casa paterna, a mais de 400 léguas de distância, e percorreu o caminho através de Cafraria (países de raça negra, kaffir em Inglês) e se deslocou pela Ethiopia Interior onde a sua devastadora migração fez-se sentir num local do território denominado Mwene-Muji, perto das nascentes dos rios Nilo (lago Vitória, no Uganda) e a leste do Zaire. 


Zimbo,  chefe dos canibais.   



Eles seguiram para a sangrenta e destrutiva guerra, acompanhados por Zimbo e Tembo-Andumba,  começaram  a descarregar sua fúria infernal primeiro nas terras próximas e depois nas mais distantes, começaram a destruir e a massacrar cruelmente os habitantes dos lugares onde passavam. A leste do Congo instalam-se num território denominado Una-Ma-Nyema (Manyema) significa "comedores de carne humana". Os Anziku deram origem aos Jagas-Imbangalas ou Mbangalas.
Em Una-Ma-Nyema (Manyema) decidem descer para perto do rio Stanley Pool, confinando com o rio Zaire (Congo), na África Central Ocidental. Zimbo divide o grupo, um parte em direcção a Loango-Cabinda, outro grupo parte em direcção a oeste para Kasongo (actual Kinshasa), invade e ataca Loango (Cabinda), outro grupo segue em direcção a Luba (de etnia bantu)  na região a sul de Katanga e dos lagos Tanganyika e Kivu e fundam o sobado Anziku ou Makoko, também, chamado BaTeke, Tyo ou Tio, (República do Congo, Gabão e República Democrática do Congo), de onde os Anziku controlavam terras directamente ao norte como Kongo e Loango, as minas de cobre e controlavam o baixo rio Congo e se estendia para noroeste até à bacia superior de Kouilou-Niari. Zimbo desce ao longo do rio Congo/Zaire, para a Costa até ver o Oceano Etíope (Oceano Atlântico).  
Eles seguiram para a sangrenta e destrutiva guerra, e com eles TemboAndumba ou Tembo-Ndumba a concubina de Zimbo,  começaram  a descarregar sua fúria infernal primeiro nas terras próximas e depois nas mais distantes, começaram a destruir e a massacrar cruelmente os habitantes dos lugares onde passavam. 
Zimbo divide o grupo, dando a cada um sua própria companhia, com ordens para atrair ou capturar habitantes das tribos que encontravam para fazer as guerras e, assim, recuperar sua glória perdida. Percorreu várias localidades até penetrarem e atacarem o Congo, ele reuniu força mais uma vez, tendo chegado lá com barbárie e crueldade, por onde passavam destruíam aldeias e massacravam as populações, conclamando guerreiros para acompanhá-los, foram-se juntando: os Mbala, Tsamba, Hungana, Pindi e Ngongo, entre estes estavam os Moxicongos. 
Zimbo toma a direcção da fronteira entre o Kongo e  Matamba. (Cavazzi escreve Melinde na costa do Quénia, dos Santos em Theal, 7:303.  
"Quando chegaram ao Congo, destruíram-no. Roubando, matando, comendo homens, mulheres, crianças, cães, gatos, ratos e cobras sem poupar nenhum ser vivo, eles forçaram os habitantes a fugir para salvar suas vidas".




     

Durante o percurso as tribos que encontravam após as razias, eram avassaladas aos Jagas. Zimbo e seu bando instala-se a norte de Matamba, seu pai Dongij avança para Ganguella Grande, planalto central de Angola, e Benguela, com sua própria companhia, fazendo-se acompanhar por uma de suas concubinas chamada Mussasa, de quem teve uma filha, a quem deu o nome Tem-ba-ndumba, assim chamada em simpatia  à concubina de Zimbo. Chegado a Ganguella, Dongij funda um Kilombo Jaga, e parte ao longo do rio Cuanza e fixa-se numa zona onde estabelece a sua tribo e funda outro Kilombo Jaga. Durante as guerras com as tribos locais Dongij foi morto por suas barbáries, os Jagas da sua tribo dão o nome Dongij ao Kilombo, mais tarde denominado  Dongo (N'dongo em kikongo).  
A mulher do  Dongij carregava sempre a filha Tem-ba-ndumba para treiná-la nas armas e barbáries da vida Jaga (algo que ela fez bem, a filha se tornou uma excelente mestra Jaga), quando a sua mãe viu a capacidade e as inclinações da filha durante a sua adolescência, o sangue e a barbárie brilharam, aumentando os seus bárbaros instintos na sua juventude. 
Ela passou a ser concubina dos Jagas da tribo, teve um filho dos Jagas,  deu-lhe o nome Marte, foi a sua mestra quando Marte tinha apenas dois anos, iniciando-o nas armas e barbáries da vida de um Jaga.  Tem-ba-dumba, escrito também, graficamente, Tem-ba-Ndumba ou Tembandumba, rebelou-se contra a sua mãe para ter o poder sobre o kilombo Jaga, depois de tomar o poder cria as leis Jagas e as Quizilas. 

As leis Jagas consistiam em proibições, entre as quais: o uso de outro idioma que não fosse o dialecto nígero-congolês, a proibição de conversão ao Cristianismo, a rejeição da civilização, da paz, e do respeito pela vida humana.
As Quizilas eram regras de conduta dos rituais de feitiçaria, canibalismo, e adoração aos ídolos (leia-se demónios).                                    

Tembandumba organizou os Jagas para a guerra, exigindo que os recém-nascidos fossem mortos por suas mães e seus corpos fossem transformados em pomada que era misturada com ervas, a que davam nome "maji-a-samba". Para cumprir esta lei ela reuniu a tribo e matou seu próprio filho colocando o corpo num grande almofariz onde foi triturado e transformado em pomada, de seguida ela esfregou a pomada no seu corpo, declarando que isso a tornaria invulnerável. As mulheres da tribo imediatamente imitaram a sua acção com os seus próprios filhos. 

"Istorica descrizione de tre regni, Congo, Matamba et Angola", de autoria do missionário capuchinho Giovanni Cavazzi de Montecuccolo. 




                                               A Jaga Temba Ndumba  preparando o "maji-a-samba" (Cavazzi).

TembaNdumba e sua tribo Jaga.
De "Uncivilized Races" (Raças Não Civilizadas) do Rev. John George Wood, ano 1870.   

                                                     

Historiadores e missionários da época descrevem TembaNdumba como um ser abominável,  repulsivo, e um monstro, tendo apenas um olho, tendo perdido o outro durante uma das suas guerras tribais. Nas suas leis Jagas e das Quizilas, viria a ter uma fiel seguidora na Jaga Njinga Mbandi dita Ginga ou Jinga foi igualmente um ser abominável,  repulsivo, e um monstro.

O missionário capuchinho Cavazzi de Montecuccolo narrou as origens fundadoras deste bando Jaga em que um chefe chamado Zimbo percorreu vasta área da África Central destruindo povoações e conclamando guerreiros para acompanhá-lo. Sua filha, chamada Tembadumba, a fim de tornar seus vassalos invencíveis realizou um ritual chamado "magi-a-samba", em que lançou seu filho recém-nascido num caldeirão e com um pilão esmagou a criança até reduzi-la a uma pasta, à qual acrescentou algumas ervas e raízes. Este unguento foi passado no corpo dos elementos da tribo para lhes dar forças mágicas e imortalidade. O bando conclamou Tembadumba como líder do bando e passou a seguir severamente as leis Kijilas, que no dialecto ki-mbundo significa "proibição" o que não podiam fazer ou comer.

Tembandumba foi  descrita em "As raças não civilizadas"; sendo um relato abrangente de maneiras e costumes, e das características físicas, sociais, mentais, morais e religiosas das raças não civilizadas.


"Tembandumba era feroz e sedenta de sangue, quando ainda adolescente, a sua mãe deu-lhe o comando de metade dos guerreiros Jagas, cuja sequência foi que ela assumiu o comando de todo o grupo, depôs a mãe, e se tornou a líder da tribo. O casamento era proibido; e assim que as mulheres se cansavam dos seus acompanhantes, estes eram mortos e devorados, sendo seus lugares supridos por prisioneiros de guerra. Todas as crianças do sexo masculino foram mortas. 
Ela capturava homens para seus amantes, que os mataria após um breve namoro. Acabou sendo envenenada por um dos seus amantes". "In Uncivilized Races" (Raças Não Civilizadas) página 616-617, do Rev. John George Wood, ano 1870.                                                                


   Em 1852, John  G. Wood  tornou-se cura da paróquia de São Tomás, o Mártir, em Oxford, e em 1854 foi ordenado sacerdote;  também assumiu o cargo de capelão na Capela Flutuante de Barqueiros, em Oxford. Entre outros benefícios que ele teve, esteve por um tempo como capelão no Hospital São Bartolomeu, em Londres. O Rev. John  G. Wood renunciou ao seu curado para se dedicar à escrita sobre história natural, tornando-se um conhecido pároco-naturalista da era vitoriana. Em 1878, estabeleceu-se em Upper Norwood, onde ele viveu até à sua morte.

Os Anziku deram origem aos Jagas-Imbangalas, invadem o território  semeando terror e morte entre os povos, após as razias às tribos criaram domínios Jagas nas regiões do Loango e Maiombe (Cabinda).
No Congo fixaram-se perto a Mbata a este do rio Cuango; em Matamba (Lunda oeste) fixaram-se na região entre floresta e savana entre o rio Cuango e o rio Wamba (Maquela do Zombo); em Cassange região das Lundas (Lunda Norte e Lunda Sul) onde fundaram o domínio Jaga Kasanji de  etnia Imbangala ou Mbangala
No Dongo fixaram-se em toda a região de Pungo Andongo; fixaram-se no Humbi no Cuanza Sul; ao longo do rio Cuanza; em Quissama e no Sumbe ao sul do Cuanza; no planalto central fixaram-se no Bié;  em Benguela a oeste de Angola; na Huíla ao sul. 
Estes Jagas Imbangala ou Mbangala eram também denominados Jaga Kasa, Jaga Yakas, Giapas e ainda outras designações conforme as áreas da sua incerta  proveniência.

Os Jagas mantinham-se em constante estado de guerra com as tribos vizinhas, especialmente com Matamba e o Kongo, renegavam e combatiam o Cristianismo pelo seu impacto de humanizar e civilizar. 
Eram bem-sucedidos na guerra, na captura de mancebos, como no comercio de escravos. Eram indígenas violentos, de costumes selvagens extremados e que praticavam largamente o canibalismo sobre o adversário e sobre as suas próprias populações. Equipados com facas, escudos, lanças, arcos, flechas envenenadas e azagaias. Constituíam-se em grupos nómadas que faziam razias por onde passavam, para capturar adolescentes válidos para as suas hostes e cuja preparação decorria depois nos seus Kilombos  (Kimbos nas selvas). 
 As mulheres Jagas não criavam os seus filhos, os recém-nascidos eram abandonados nas matas, acabando por serem devorados pelos animais ou enterrados vivos. Mas sim adoptavam adolescentes capturados nas suas guerras. 
Os jovens capturados mais tarde participavam nos combates, tinham ordem de conseguir a cabeça dos inimigos, para mostrar ao chefe Jaga como prova dos seus feitos, pelo gesto alcançado, permaneciam mais tempo na tribo.  

Os Jagas atacavam e roubavam o gado alheiro e as colheitas, não gostavam de plantar e tão pouco de criar gado. Alimentado-se através dos saqueamentos das povoações vizinhas. A sua táctica de ataque era a surpresa.
Eram, também, conhecidos por Imbangalas, Mbangalas, Yakas, ou kuyaka em kikongo, significa bárbaro, cruel. Alguns kongoleses para descrevê-los diziam: "Bawu, bayaka mbele; bayaka mpunza" significava “Eles agarram os cutelos que lançam contra eles”, “eles agarram as flechas voando”.
  

                                                               Tribo Jaga mudando-se de território.

 


No século XVI, por volta de 1503 ou 1504, os primeiros mercadores portugueses tiveram conhecimento de um lugar rudimentar abaixo do Kongo onde os habitantes locais trocavam diversos artigos como pele de animais, anilhas em cobre, dentes de elefante, resina, madeira etc., por artigos europeus”; para chegar a este lugar tinham de passar por cima das pedras que despontavam das águas do rio, ao atravessarem o rio os mercadores portugueses avistando alguns habitantes locais e perguntaram o nome do rio, a que os mesmos responderam "Ma-lanji, Ngana" (são pedras, Senhor), os portugueses passaram a chamar Ma-lanji ao local", "ma-lanji" significa "pedras" no dialecto ki-mbundo. Os portugueses passaram a chamar Ma-lanji ao local". 


Em 1520-1526, os Jagas dos territórios circunvizinhos invadem o Kongo, por onde passaram semearam destruição e morte, aumentando as suas fileiras com os vencidos, que viriam a ser usados para rituais de canibalismo ou vendidos como escravos.
O Kongo, governado pelo Manikongo Afonso Mbemba Nzinga, com ajuda dos missionários portugueses implantou o Cristianismo no Kongo, e proíbe rituais satânicos de feitiçaria e adoração aos deuses (leia-se demónios). 
Afonso Mbemba Nzinga, pede ajuda ao Rei de Portugal que enviou um corpo expedicionário que derrota e expulsa os Jagas, do Kongo. Desconhecendo a etnia e origem, provavelmente oriundos de Malemba e Mataba Bas-Congo (actual Kinshasa).
Entre as tribos Jagas que deixam o Kongo, consta Kabulu Matamaba ou Kambulu Matamaba, abandona o Kongo e instala o seu Kilombo na ragião do rio Ma-lanji, pela sua extrema crueldade Kabulu Matamaba era temido pelas tribos locais que denominaram o local  "Matamaba" (abreviado Matamba). 
A primeira vez que os portugueses tiveram menção documental sobre Matamba como território e referência aos Anziku foi em 1535, quando o Manikongo Afonso Mbemba Nzinga reivindicou Matamba como um dos territórios seus vassalos sobre os quais ele tinha influência. Matamba situava-se entre os rios Lucala a oeste, o Cuango e o seu afluente Lui a leste, e do Cuanza a sul. O nome de “Anziku” também aparece em 1535 nos títulos reivindicados por Afonso Mbemba Nzinga, ele era de origem Anziku.

A 12 de Outubro de 1656, os missionários capuchinhos Antonio Cavazzi da Montecuccolo e Inácio de Valsássina chegaram a Matamba. Apesar da falta de arquitectos e de mestres-de-obras na região, o capuchinho Inácio foi capaz de erigir uma igreja, tendo sido o autor do projecto da igreja e quem dirigiu os trabalhos. Cavazzi considerava notável essa polivalência de Inácio: “Nunca vi homem mais pronto do que ele a encontrar expedientes imprevistos nem mais conhecedor e prático em toda a espécie de trabalho”. Durante este período, o capuchinho trabalhou na construção de outras pequenas capelas, de quatro cemitérios e de mais quatro Igrejas.
Em Maio de 1660, em Matamba, iniciou a construção da igreja maior dedicada a Santa Maria. Muito versátil nas suas ocupações, Inácio também se dedicava à agricultura e a outras actividades laicas, as quais conciliava com o ensino do catecismo aos soldados e o combate aos feiticeiros locais.
Em Agosto de 1663 a "Igreja de Santa Maria" é benzida pelo capuchinho Giovanni Antonio Cavazzi da Montecuccolo, pondo fim ao nome Matamba sob chefia dos ferozes e sanguinários Jagas adeptos dos rituais Jagas de feitiçarias, adoração aos demónios, e da antropofagia/canibalismo).

Após a morte do Manikongo Afonso Mbemba Nzinga, em 1543, o poder é disputado por várias tribos, os pretendentes arrastam o Kongo para o caos, durante décadas sucedem-se guerras tribais e assassinatos. 
O soba do Kilombo no Dongo, Ngola Nbambi, filho do Jaga-Imbangala Kiluanji kia Samba que durante anos envia pedidos aos Rei de Portugal para mandar missionários, dizendo que queria ser baptizado e, após o Rei Dom Manuel l satisfazer esses pedidos, enviando uma expedição com missionários sob comando e proteção do capitão D. Manuel Pacheco,  o chefe tribal Kiluanji aprisiona os missionários e todas a tripulação da expedição, o capitão Manoel Pacheco ao recusar ser preso foi assassinado. Baltazar de Castro escrivão do Rei, foi feito prisioneiro e escravizado durante seis anos, foi libertado pelo Manikongo Afonso Mbemba Nzinga.

Em 1556, o Manikongo Diogo Nkumbi Mpudi, inicia uma guerra contra o soba do Dongo, Ngola Mbandi, conhecida como "batalha Nbandi", entre os indígenas regulares do Dongo encontravam-se mercenários Ankiku ou Yaka. Foi a primeira vez que os portugueses ouviram falar dos Jagas do Dongo.
O soba do Dongo, Ngola Ndambi aproveitando-se dos conflitos no Kongo, para se apropriar de territórios vassalos e contributos do Kongo, manda os Jagas dos territórios circunvizinhos invadirem o Kongo. 
De 1560 a 1564 atacam S. Salvador semeando destruição e morte, os fugidos aos Jagas que devoraram parte daquela população, procuram protecção junto dos portugueses que voltaram a reconquistar o Kongo aos Jagas. 

Em 1568, os Jagas voltam atacar S. Salvador, o soba regedor do Kongo, Álvaro Nímia Luqueni Ambemba e parte da população fugiu de S. Salvador e refugia-se numa ilha do rio Zaire, e  pediu ajuda  ao Rei de Portugal, D. Sebastião, que envia uma força de seiscentos soldados sob comando de D. Francisco Gouveia Sotomaior, mais uma vez, os portugueses derrotam e expulsam os Jagas do Kongo. Mas estes continuaram junto a fronteira e durante a década de 1570 eles forneciam mercenários para as tribos para a guerra civil. (Malaca, 31-12-1588 (Archivo Geral de Simancas, Secretarias Provinciales, Liv. 1551, fls. 413-413 v.)

Os Jagas foram descritos por estrangeiros e portugueses: missionários, soldados, geógrafos, exploradores, comerciantes, soldados, governadores e outras autoridades portuguesas entre os quais: Duarte Lopes, comerciante português, que miraculosamente viveu no Kongo durante 6 anos. Em 1578  Duarte Lopes tornou-se embaixador do Papa Gregório XIII e do soba do Kongo, Álvaro Nimi em Ancanga. Ele defendia a necessidade de Missionários no Kongo, descreveu as primeiras descrições sobre os Anzikus ou Jagas, os seus artigos foram publicados por Fillipo Piafetta em 1591 e permaneceram uma das principais fontes de informações sobre a Africa Central até meados do século XVI e XVII.

António de Oliveira de Cadornega (1623-1690), descreveu os Jagas, crimes e as  guerras tribais, no seu livro "História Geral das Guerras Angolanas". António de Cadornega foi um militar e historiador português. Com apenas 16 anos, ofereceu-se como voluntário para a vida militar, embarcando para Angola no mesmo navio que transportava o recém-nomeado Governador-Geral, Pedro César de Meneses, chegou a Luanda a 18 de Outubro de 1639. Foi colocado no Forte de Massangano durante 28 anos, foi promovido a capitão em 1649. António de Cadornega reformando-se do exército, foi nomeado Juiz ordinário de Massangano. E fez ainda parte do Senado da Câmara de Massangano e foi o primeiro provedor da Misericórdia da vila. Em 1669, mudou a sua residência para Luanda, onde foi vereador da Câmara até 1685. António de Oliveira de Cadornega faleceu em 1690, em Luanda.



                                                                             
    DO IMAGINÁRIO À REALIDADE:

Confrontamos os lagos do imaginário de Klaúdios Ptolemaios (Cláudio Ptolemeu, ou Ptolemeu, 90–168) cientista grego que viveu em Alexandria, Egipto, com a realidade de Duarte Lopescomerciante português, explorador e embaixador do Papa Gregorio XIII, e do soba regente do Kongo Álvaro Nimi em Ancanga. 

Cerca de três séculos antes da descoberta da nascente do rio Nilo, um homem pela primeira vez na História chocou a Europa, revelando os horrores praticados no Kongo. O seu testemunho não era imaginação, era realidade. 
Decorria o ano de 1591 e, um livro causa grande sensação e choque quer em Roma, como em toda a Europa. O livro era "Relatione del Reame di Congo et delle Circonvicine Contrade", testemunhos de Duarte Lopes, que miraculosamente viveu e sobreviveu naquele Kongo da África Ocidental durante seis anos. F
oi traduzido para inglês, latim, francês, holandês, alemão e Italiano. 




"RELATIONE DEL REAME DI CONGO ET DELLE CIRCONVICINE CONTRADE"
De Duarte Lopes






Duarte Lopes chegou ao Kongo em 1578, a bordo da nau Santo António. Estabelece-se em M'banza, S. Salvador, a "150 milhas do mar", onde na altura viveriam cerca de 100 mil pessoas. Dentro das muralhas ficava o palácio do soba do Congo, as residências dos seus vassalos mais próximos, e a cidade dos portugueses, construídos à volta da Igreja principal de Santa Cruz, anos mais tarde denominada Igreja de Santa Maria. Nesta cidade, Duarte Lopes viveu cerca de seis anos, em que durante esse tempo terá conhecido quase toda a região que ocupava e que naquela época era grande parte do norte de Angola. Duarte Lopes argumentava pela necessidade de missionários do Kongo e pelas vantagens do livre comércio.  
Em 1586, Duarte Lopes chega a Sanlúcar de Barrameda, Espanha, na foz do rio Guadalquivir, seguindo para Sevilha, na época um crucial centro de comércio, onde diversos cartógrafos portugueses se haviam estabelecido.  Dali, parte para Portugal e depois para Madrid, para a corte de Filipe II de Espanha e I de Portugal.  Usando o "hábito de burel grosseiro" dos peregrinos, cumprindo um voto feito durante a viagem, parte para Roma em 1589, com a finalidade de transmitir ao Papa Sisto V, os recados do soba do Kongo, que pedia que lhe fossem enviados missionários para não deixar esmorecer a fé Católica. 
É nesta viagem a Roma que Duarte conhece Fillipo Pigafettaum matemático e explorador italiano, e lhe descreve o que testemunhou no Kongo durante a sua permanência. 
Os relatos de Duarte Lopes são particularmente fiéis àquilo que outros missionários, soldados, geógrafos e exploradores, à época, sussurravam na Europa, muitos tiveram a coragem de descrever os horrores que testemunharam.
Um relatório sobre o soba do Kongo e região da África Central, era um tesouro de descrições de um reino e reis que só existiu na imaginação dos europeus.
Quando Duarte Lopes descreve os seus testemunhos a Filippo Pigafetta refere-se aos seis territórios kongoleses: Loango, Sogno (Soyo), Bamba, Sunde, Pango, M'Bata, M'Pemba, e Matamba. 
Descreve os hábitos dos indígenas, as suas formas de vestir, a sua história, os seus produtos e os animais que povoavam a região.
"Este povo, que habitava as terras a norte do Congo, constantemente atacavam as restantes tribos, e tinham açougues de carne humana, como nós aqui temos de carne de vaca (...), porquanto comem os inimigos que capturam nas suas guerras; a outros vendem-nos como escravos pelo melhor preço; se não, entregam-nos aos açougueiros, que os cortam em peças e vendem para assar ou cozer.""Era gente cruel e homicida, de grande estatura e de semblante horrível, nutrindo-se de carne humana, feroz a combater e de ânimo valeroso (...) selvática nos costumes e no viver do dia-a-dia." (Relatione del Reame di Congo et delle Circonvicine Contrade, de Duarte Lopes).



 O LIVRO:
 "RELATIONE DEL REAME DI CONGO ET DELLE CIRCONVICINE CONTRADE" 



       








DESCRIÇÃO HISTÓRICA DOS TRÊS REINOS (SOBADOS):
 CONGO, MATAMBA E ANGOLA:
Do missionário capuchinho, Giovanni Antonio Cavazzi de Montecuccolo. 
Quem ler este livro não pode deixar dsentir calafrios.






Giovanni Antonio Cavazzi da Montecuccolo (1621-1678), foi um missionário capuchinho e escritor italiano,  conhecido por suas viagens na Angola portuguesa do século XVII, e por seu longo relato da história e cultura locais, bem como a história da missão capuchinha em Angola.

        Giovanni Antonio Cavazzi  nasceu em Montecuccolo em 1621, de pais nobres, aos 11 anos de idade ingressou na ordem capuchinha em 1632. Já em idade adulta, a ordem propôs-lhe uma missão na África Central, Kongo/Angola, que ele quase negou a oportunidade dessa missão africana, mas a missão acabou prevalecendo graças à sua reputação de piedade e zelo.                  

O Vaticano enviou o missionário Cavazzi de Montecuccolo para combater as heresias e levar a verdadeira fé aos povos gentios.  

A 11 de Novembro de 1654, Cavazzi integrado num grupo de 12 missionários capuchinhos, chegou a Loanda capital administrativa da Angola portuguesa.

Nos primeiros anos viajou com soldados portugueses por várias localidades do norte, centro e sul de Angola (Ambaca, Dongo, Matamba, Maupungu ou Mpungu-a-Ndongo (Pungo Andongo), em Maupungu passou um período no sobado do Ngola a Ari; esteve em Kasanji (Cassange), Massangano, Cambambe...), começando a escrever inúmeras notas e crónicas destas destas missões. E Ingressou como capelão da expedição portuguesa na região central do planalto do Libolo. 
Esteve no Kongo (Congo) e em Loango. Ele viajou amplamente como capelão com o Exército Português, incluindo uma estadia no sobado de Pungo-Andongo, uma viagem com eles, em 1659, para a região central das montanhas. 
Uma visita em 1660 ao Kilombo da jJga Nzinga Mbandi, em Matamba, e outra ao Kongo. 
Em 1662 ele retornou a Matamba ao sobado da Njinga Mbandi, Cavazzi tornou-se confessor e conselheiro da Jaga Nzinga Mbandi (Ginga ou Nzinga), quando ela já no fim de vida se converteu ao Cristianismo, e permaneceu lá após a morte da Jaga Nzinga Mbandi em 1663.  Presidiu o funeral dela e deixou Matamba em 1665, retornando à Itália em 1667.  
A Santa Congregação para a Propagação da Fé atribuiu-lhe a tarefa de escrever a história dessa missão capuchinha, talvez porque desde 1662 ele estivesse a escrever a sua própria experiência. 
O missionário Cavazzi começou a trabalhar nos arquivos da Itália para completar a sua obra  “Istorica Descrizione de regi Congo, Matamba ed Angola”, mas a Santa Congregação para a Propagação da Fé, que havia encomendado a obra, mas, pela descrição do seu testemunho sobre os horrores dos Jagas, crimes e suas guerras tribais, relutava em publicá-la e, de facto, não foi publicada até 1687, após a morte de Cavazzi.
Em 1673 o missionário Cavazzi retornou a Angola como superior  da missão capuchinha. E retornou à Itália em 1677, onde escreveu um segundo relato biográfico da missão capuchinha “Missione Evangelica nel Regno do Congo” , que não foi publicada até o século XX. O missionário capuchinho Giovanni Antonio Cavazzi da Montecuccolo morreu em 18 de Julho de 1678.
Giovanni Antonio Cavazzi de Montecuccolo  descreve o seu testemunho sobre os Jagas, crimes e suas guerras tribais durante o século XVII, (1654-1667). 

O manuscrito de Giovanni Antonio Cavazzi da Montecuccolo “Istorica Descrizione de regi Congo, Matamba ed Angola”, estava na posse da família Araldi de Modena, Italia, o manuscrito foi descoberto nos arquivos da família Araldi (MSS Araldi) foi publicado postumamente em Bolonha em 1687, uma segunda edição apareceu em Milão em 1690. E há muito reconhecido como uma fonte para a historia e a sociedade angolana do século XVII. São mais de 1.500 páginas de fólio. Felizmente para os leitores, o conteúdo útil do material está em um número consideravelmente menor de páginas. 

Destes, o volume A, intitulado, como os outros dois, “Missione Evangelica”, datado de Matamba, 1665, é o mais importante.  
O relato do missionário Cavazzi de Montecuccolo, vem da sua experiência pessoal acumulada durante os treze anos que permaneceu em Angola na África Central (1654-1677), e de dados colectados de outros missionários e informadores locais, de pesquisa documental de cartas escritas por clérigos, congoleses e Autoridades portuguesas, para além da consulta de textos legais e narrativos anteriores é, em parte, o testemunho de um narrador participante.

O capuchinho Cavazzi de Montecuccolo deixou-nos uma descrição quase, etnográfica, desta etnia que invadiu Angola no século XVII.  Cavazzi registrou seus mitos, ritos, juramentos, crenças, formas de habitáculo e alimentação como se fossem únicos para todos do bando. E relatou, segundo as tradições que viu e ouviu no tempo que viveu em Angola, que os Anziku, Jagas, teriam vindo de Serra Leoa. 

 O Missionário Capuchinho Cavazzi viu nos Jagas o próprio diabo e suas práticas de idolatraria aos seus deuses (leia-se demónios), foram traduzidas como “seitas demoníacas”. 


                                                                                     Jagas, imagens de,
                                        “Istorica Descrizione de regi Congo, Matamba ed Angola”, Cavazzi.




                                                           
Jagas esquartejando prisioneiros (c.1660), os cantos e as batucadas eram para que não fossem ouvidos os gritos das vítimas.
ilustração do missionário Capuchinho, Giovanni Antonio Cavazzi de Montecúccolo, I, p. 175.

A conduta dos Jagas, era assente na mais extremada selvajaria, regulada por ancestrais normas estabelecidas por uma mulher, chefe tribal Temba-Ndumb, as quais visavam que os Jagas fossem implacáveis contra os inimigos e fossem ávidos de carne humana” (de Giovanni Antonio Cavazzi de Montecuccolo).

"É uma gente de cuja boca sai continuamente a mentira e a falsidade, sempre dada ao roubo e a qualquer crime. É um povo sempre sedento de sangue e de carnificina, ávido devorador de carne humana, feroz contra as feras, cruel para com os inimigos e até contra os próprios filhos. Numa palavra: parece animado por sentimentos tão maus que o inferno nunca vomitou fúrias e tiranos que possam servir de comparação" (Cavazzi de Montecuccolo - I, p. 175).

"a prática do infanticídio, dos sacrifícios humanos e do canibalismo. Eles poderiam ter começado sua devastadora migração num local qualquer do território denominado Mwene-Muji, perto das nascentes dos rios Nilo e Zaire, ou proviriam das montanhas de Serra Leoa. Teriam sido conduzidos no princípio por um guerreiro denominado Zimbo, e depois pela mulher Tembadumba, percorrendo várias localidades até penetrarem e atacarem o reino do Congo: Devastando todo o reino e aumentadas as suas fileiras com os vencidos, que não tinham outra alternativa para não serem mortos, os jagas saíram, inundando os países limítrofes com um mar de sangue, e penetraram na Abissínia, que está situada no lado oposto da África" (Cavazzi de Montecuccolo - I, p. 175).


"Junto com o infanticídio, a antropofagia e os sacrifícios humanos serviram de base para os elementos essenciais das regras de convivência entre os mbangalas. A denominação dessas regras, kesilakisila ou quijila, (feitiçaria) provinha do dialecto  Kimbundo (quimbundo). Os adeptos das regras do Kilombo (quilombo, lugar escondido na mata) os feiticeiros para ganharem mais poder, ensinam a quem lhes aprouvesse uma quantidade de segredos, mesmo inventados, e prometiam aos doutrinados que nunca poderiam ser atingidos, feridos, envenenados ou mortos" ( Cavazzi de  Montecuccolo - I, p. 185).

"De modo similar, identifica o valor do culto nos ancestrais da comunidade, os defuntos, a quem "preparam cuidadosamente diversas comidas nas covas correspondentes à cabeça dos cadáveres, sacrificando para isso homens e animais", e que o espírito dos defuntos entrava no corpo do feiticeiro "manifestando os seus desejos e as suas necessidades" (Cavazzi de  Montecuccolo - I, p. 185-186). 

"Os adversários vencidos eram sacrificados por ocasião de rituais funerários, no dia da cerimónia eles eram coroados com grinaldas, recebiam cumprimentos e obséquios dos presentes, súplicas para que intercedessem pelos vivos, e depois eram executados e devorados. aos chefes estava reservado o direito de comer o coração dos principais inimigos" (Cavazzi de  Montecuccolo - I, p. 184, 195).

 "Os Jagas, para maior alívio da alma dos finados, depois de sacrificarem homens e animais, penduram os corpos das vítimas com a cabeça para baixo, sobre a campa, e cortando as cabeças, deixam que todo o sangue caia sobre a mesma. Por fim, cortam todos os outros membros para que qualquer resto de sangue seja também derramado. Durante esta supersticiosa cerimónia porém, não cuidam da sede do falecido, mas também na sua própria, pois enchem de sangue algumas taças e bebem-no avidamente"  (Cavazzi de  Montecuccolo- I, p. 187).

 



                                                  CONGO, MATAMBA E ANGOLA:
                                                                  "Jagas, canibalismo: 
                       Os Imbangalas/Mbangalas entre o mito europeu e a realidade da Africa Central". 
                                            

 


Do segundo livro da Istorica descrizione, em que Cavazzi de Montecúccolo retrata os Jagas e seus costumes, "origem e expansão dos Jagas". A segunda edição intitulada "crenças e sacrifícios dos Jagas"; os Jagas do Dongo (Ndongo) e de Matamba-, os feiticeiros, os rituais e idolatria.
O surgimento dos Mbangalas, no passado, e as modificações introduzidas na estruturação do quilombo no decurso de um século de história.

O missionário capuchinho informa que, quando entrou no quilombo de Cassange em 1660, os indígenas invocavam o espírito de uma entidade chamada Pando, que se manifestou por possessão de um feiticeiro. Na preparação do sacrifício exigido pelo espírito, a carne de dois indivíduos sacrificados foi misturada ao sorgo com produtos naturais ou fabricados (sorgo; bebida feita de cana de palmeira), depois, posta a ferver e distribuída aos presentes. Os feiticeiros matam homens e bebem-lhe o sangue misturado com vinho" (Cavazzi de  Montecuccolo, - I, p. 208-209).

"O infanticídio ou abandono dos filhos nas selvas eram prática destes povos sedentários, os Imbangalas ou mbangalas da segunda metade do século XVII em sua reestruturação social, se mesclaram às dos povos bakongo e mbundu" (Cavazzi de  Montecuccolo- p. 209).


Em 1601, o viajante e aventureiro inglês Andrew Battel, prisioneiro dos portugueses, enviado à África como degredado, produziu relatos sobre sua convivência com um grupo Jaga no planalto de Benguela e viajou com eles por alguns meses. 
Andrew Battel descreve os Jagas como os maiores canibais do mundo, pois se alimentam principalmente de carne humana, apesar de disporem de todo o gado daquele país. Descreve ainda: Eles tiram quatro de seus dentes, dois de cima e dois de baixo,  para amedrontarem[...] As mulheres são muito férteis, mas assim uma criança nasce, esta é enterrada rapidamente, ainda viva, para que não haja nenhuma criança a ser criada no Kilombo Jaga. 
 Andrew Battell, participou das guerras dos Jagas e descreveu o carácter marcial dos Jagas, quando eles atacam aldeias capturam os adolescentes que os levam com eles. Mas os homens e mulheres eles matam e comem. Os adolescentes são treinados nos rituais Jagas para a guerra, e penduram um colar em seus pescoços que nunca é tirado até que o adolescente traga cabeça de um inimigo para o chefe dos Jagas. Os seus rituais e seus monumentos dos quais o principal situava-se no centro da tribo e se chamava Quesango  (uma árvore ou uma figura de um qualquer demónio esculpida em madeira) em torno dele estavam os crânios dos vencidos ali sacrificados junto com sangue de animais e óleo de palma".  (Ravenstein - p. 33).



O JAGADO DE CASSANGE:

                                                                    Anziku, Yaka ou Jaga.
                                            


Os chefes tribais Jagas-Imbagalas, também, conhecidos como Jagas-Zimbos; Kambamba, Kulaxingo, Kabulu Matambi, Kamuji  Kalunga, Bumba Kuingúri, Malenguc, Kasanji Kalanhi, abandonam o lugar chamado Elembê ou Elébé no Gabão. 
Com suas tribos invadem o território passaram o rio Cuanza próximo das suas nascentes no planalto central de Angola. Esta marcha levou muito tempo (anos), porque eles iam fazendo acampamentos pelo caminho, onde se demoravam em procura de caça pelo sistema de armadilhas e exercitando-se no uso da flecha; durante o percurso combatiam os povos que se opunham à marcha, quase corpo a corpo, com as suas grandes facas de dois gumes, de seguida faziam banquetes com suas vitimas, e assim iam passando de terra em terra. 
Estas tribos separam-se: oJagas-Imbangalas Matambi, Kamuji Kalunga e Kasanji Kalanhi, ocupam uma faixa do território entre o alto  do rio Cuango e Matamba, que compreende Malange, Lunda Norte e Lunda Sul. Constituíndo o Jagado de Cassange.
 O Jaga Kambamba com sua tribo segue em diracao ao rio Kwanza e instala seu Jagado na margem norte do Kwanza (Cuanza).
Os Jagas Bumba Kinguri, Malenguc e Kulaxingo seguem pela margem esquerda do Cuanza até ao Libolo, onde chegaram depois de grandes lutas com as tribos que encontravam à passagem. Em Libolo, o Jaga Bumba Kuinguri se aparentou com uma irmã do chefe tribal N'onga,  e instala um Kilombo Jaga em Libolo. Os outros continuam a descida a sul do Cuanza e Ocidente e ocupam Cabo-ledo, Kisama (Quissama), Sumbe onde instalam Kilombos Jagas.
 
Joseph C. Miller estudou a sociedade dos Jagas-Imbangala ou Mbangalas, descendente do bando de Kambamba Kulaxingo, chefe tribal Jaga da Baixa do Cassange (Malange e Lunda Norte) na documentação do século XVII. Ao analisar a organização  dos Imbangalas ou Mbangala, percebeu que o assassinato de crianças, representado pelo ritual Magi-a-Samba, era uma forma de romper os laços de linhagem que dominavam a sociedade Mbundo. Da mesma forma, o rapto de jovens não iniciados, que garantia continuidade do grupo, servia ao propósito de manter as regras e costumes ancestrais do grupo e prestar obediência exclusiva ao chefe do Kilombo (Kimbo) e não as tribos de onde nasceram. E fundar tribos com rituais próprios de iniciação e de entronização do poder, em que a obediência ao chefe do Kilombo e a guerra eram elementos fundamentais. 
                                                               
"Do rito sacrificial é a caracterização do infanticídio transmitido num ritual de "fechamento de corpo". A energia da criança, retida num unguento denominado maji-a-samba, era transferida ao que fosse por ele ungido, tornando-se uma fonte de poder sobrenatural. Este ritual  sobreviveu de modo residual durante muito tempo entre os mbangalas, e até pelo menos a segunda metade do século XIX, o ritual de ascenção ao poder dos sobas de Kasanji (Cassange) era seguida de um ritual denominado sembamento, ou sambamento, que consistia na execução (real, ou simbólica) de um indivíduo, chamado nikongo, que depois vinha a ser cozinhado junto com a carne de animais e partilhado num banquete colectivo, entre o chefe principal e os chefes vassalos chamados macotas"  (Carvalho, 1898, p. 432).

Jan Vansina ( historiador e antropólogo belga, 1929-1017) notou que a prática de matar as crianças recém-nascidas possibilitava maior mobilidade dos jagas, que viviam em estado permanente de guerra, os recém-nascidos representavam um empecilho ao deslocamento dos atacantes. Assim o infanticídio representava a  possibilidade do progresso dos grupos Jagas. As mulheres não eram autorizadas a criar os filhos que tivessem, e nem podiam dar a luz no Kilombo nem no espaço circunvizinho ao Kilombo (Kimbo), em caso  que acontece-se estavam sujeitas à pena de morte.


"O costume da antropofagia e dos sacrifícios humanos não ocorria ao acaso. Integrava-se a rituais periódicos que seguiam uma forma e produziam significados muito particulares aos membros do grupo. A relação entre feitiçaria e canibalismo podia ser observada em diversos povos de dialecto kikongo e kimbundu, na crença de que determinados feiticeiros e sobas comiam o coração de suas vítimas para adquirir poder, crença transferida para o Novo Mundo " (Thorton, Childs, - p. 276).




Gravuras do holandês Pieter de Marees.
 DE BRY, Johann Theodor e Johann ISRAEL-África, Kongo 1598-1613]


       




Quando morria um chefe Jaga, os seus vassalos mais íntimos para garantirem que ele não tenha nada no mundo seguinte; eles matavam toda a sua família e servos e enterravam-os no túmulo do chefe junto com as suas armas. Colocavam pratos de comida  no túmulo como oferendas, e modelavam as cabeças dos servos mortos com argila e colocavam-nas em estacas ao redor do túmulo, enquanto um ou dois guardas (mostrados em ambos os lados do túmulo) vigiam o local. [Gravura a partir dos relatos de testemunhas oculares do holandês Pieter de Marees. DE BRY, Johann Theodor e Johann ISRAEL-África, Kongo 1598-1613]



                                    



 Gravuras do Livro Uncivilized Races” (Raças Não Civilizadas) 
do Rev. John George Wood, ano 1870.

Kongo, Jagas - sacrifícios humanos. 

Gravura "In Uncivilized Races" (Raças Não Civilizadas) do Rev. John George Wood, 1870.





JAGAS,
 NORTE, CENTRO E SUL DE ANGOLA,  IMAGENS ANO 1900 A 1960.
Jagas- Bakongo.



Jaga-Bakongo- Rituais-Feitiçarias.

Jaga-Bakongo.


Jaga- Bakongo. 
Chefe tribal com seu feiticeiro em sacrifício humano para oferenda aos seus deuses (leia-se demónios).

Europeu capturado pelos Jagas a ser sacrificado, 
no pote recolhiam o sangue das suas vítimas para usarem como bebida, passarem no corpo em rituais de feitiçarias, e para oferenda ao seus "deuses" leia-se demónios.



 Ao centro, o chefe tribal Kiamvu Daniel Ne Miala ya Nzîmbwîla Na Mpângu, ou Kiamvu Kasongo-Yaka "Jaga-Imbangala" de Kasongo, planalto da Lunda, e sua coorte. Este Yaka "Mbangala" Kiamvu Ne Miala foi acompanhado pelos Makelas (tribo de Maquela do Zombo), durante os seus assaltos e ataques a S. Salvador, ex Mbanza Kongo que aconteciam ainda nos anos 1900. Kasongo planalto da Lunda, ex Mpangu e Mbata, zona Anzikana ou Yaka.

 


           
Jaga - Bantu.

     


          Jagas -  Mbangalas ou Bangalas.

Jagas-Imbangalas ou Mbangalas.

Imbangalas

                                                                       Cassange-Angola, Imbangalas.

                                                                          Imbangalas ou Mbangalas.

                                        
                                                                           Anziku (Jaga do Dembos).
            

 

 

Outros registos deixados por escritores europeus anteriores a Cavazzi de Montecuccolo confirmam o teor dramático das incursões dos Jagas no Kongo em 1568, onde causaram profunda devastação, desorganizando-o e gerando situação de dificuldade generalizada, o que forçou o soba Manikongo Álvaro Nimia Luqueni Amvemba a pedir ajuda ao Rei de Portugal, no que foi atendido com o envio de uma tropa armada de 600 homens sob comando de D. Francisco Gouveia Sotomaior que retornou ao Reino de Portugal em 1574. 

A história do Congo/Angola ficaria marcada pelas atrocidades, crueldade, desumanidade, canibalismo, terror e devastação praticada pelos Jagas, Dembus, e  Bakongos.